saiba mais acerca dos fatores socioculturais
Consciência ambiental e sustentável:
Atualmente, em Portugal, existe um aumento da conscientização sobre a sustentabilidade ambiental, o que influencia a forma como os consumidores escolhem os seus produtos para exercer as compras. Os produtos com embalagens recicláveis e ecológicos encontram-se nas preferências comuns no mercado dos detergentes e muitos dos consumidores optam assim por detergentes biodegradáveis, com ingredientes naturais e com reduzidas substâncias químicas agressivas.
Prevê-se que a tendência da sustentabilidade permaneça a crescer, com a procura por detergentes concentrados e produtos de uso múltiplo, como detergentes e amaciadores num só produto, além de embalagens eco-friendly (amigos do ambiente), como embalagens reutilizáveis.
Em relação ao mundo, atualmente, a sustentabilidade ambiental tem se tornado uma prioridade global, refletindo uma alteração bastante notória nos comportamentos de consumo, em especial no setor de produtos de limpeza. Os consumidores têm estado exponencialmente, mais conscientes do impacto ambiental dos produtos que utilizam, o que provoca as marcas a adaptarem-se. A procura por detergentes biodegradáveis, constituídos por ingredientes naturais, tem sofrido um aumento. Além disso, as embalagens recicláveis, como as reutilizáveis têm se tornardo mais comuns, visto que, os consumidores exploram reduzir o desperdício e a utilização de plásticos descartáveis.
A longo prazo, aponta para um mercado de limpeza com o nível de sustentabilidade sempre a aumentar. Espera-se que a procura por produtos ecológicos continue a crescer, uma vez que, em diversos países têm previsto começar a implementar políticas mais rigorosas em relação ao uso de produtos químicos e à gestão de resíduos.
Preferências em relação a produtos naturais e orgânicos:
Nos dias de hoje, parte significativa dos consumidores portugueses tem optado por alternativas mais naturais para produtos de uso doméstico. Detergentes com fórmulas naturais encontram-se, cada vez mais, populares, principalmente entre famílias que priorizam a saúde e o impacto ambiental.
Espera-se, no futuro, que a procura por detergentes orgânicos e os mesmos sem fragâncias artificiais ou corantes deverá aumentar, especialmente com a crescente preferência dos consumidores por produtos certificados como orgânicos
A procura por detergentes naturais e orgânicos está a crescer globalmente, já que, os consumidores procuram alternativas mais saudáveis e sustentáveis. Produtos sem fragrâncias artificiais e corantes sintéticos são cada vez mais utilizados e populares no mundo todo, com destaque para aqueles com certificado como orgânicos.
Futuramente, prevê-se um crescimento na procura por detergentes ecológicos, impulsionada pela preocupação com a saúde e o meio ambiente. As marcas que priorizam a transparência e as práticas sustentáveis, irão ter vantagem nesse mercado em expansão.
Cultura de consumo consciente:
No presente, os consumidores do nosso país, especialmente os de faixa etária mais jovem, têm mais consciência acerca do impacto das suas escolhas de consumo, o que contém a compra do nosso produto em questão.
Futuramente, espera-se que as empresas de detergentes se adaptem a esta mudança, investindo em produções sustentáveis, inovação ecológica e transparência no processo de fabricação. Terão maior vantagem competitiva, aquelas marcas que promovam a responsabilidade ambiental.
Nos dias de hoje, consumidores, especificamente nas faixas etárias mais jovens, em diversas partes do mundo, são mais conscientes do impacto ambiental das suas escolhas de consumo, o que tem tido influência nas suas decisões de compra, incluindo a preferência por produtos sustentáveis e ecológicos, como detergentes com menor impacto ambiental.
Acredita-se que as empresas de detergentes, globalmente, se adaptem a esta mudança, investindo em produções sustentáveis, inovação ecológica e maior transparência nos seus processos de fabrico. Aquelas marcas que adotarem estas práticas de responsabilidade ambiental e promoverem soluções mais verdes, terão uma maior vantagem competitiva, pois a exploração por produtos mais sustentáveis e éticos continua a crescer.
Alteração das atitudes na economia circular:
Neste momento, este conceito de economia circular começa a ter mais prevalência, especialmente nos consumidores mais jovens, tal como, no ponto anterior. Em Portugal, a crescente procura por produtos com embalagens recicláveis está em constante mudança, alterando assim a forma como os detergentes são vendidos e consumidos.
A longo prazo, as marcas do produto em questão, precisam de se integrar na ideia da economia circular nas suas operações, oferecendo embalagens reutilizáveis ou produtos em maior quantidade, com menor impacto ambiental. As empresas que adotarem este modelo, irão poder atender à crescente necessidade por produtos sustentáveis.
Atualmente, o conceito de economia circular começa a adquirir força globalmente, tal como em Portugal, especialmente entre os consumidores mais jovens. Cada vez mais exigem produtos sustentáveis e embalagens recicláveis. Este movimento transforma a forma como os detergentes são vendidos e consumidos, com uma crescente preferência por opções que minimizem o desperdício e reduzam o impacto ambiental.
Supõe-se que as marcas em todo o mundo se integrem na economia circular, oferecendo embalagens reutilizáveis ou produtos em maior quantidade para que assim, possam reduzir a produção de resíduos e o uso de plásticos descartáveis. As empresas que optarem por este modelo vão ter mais vantagens, atendendo ao aumento de soluções mais sustentáveis e alinhadas com as necessidades de um mercado cada vez mais consciente a nível ambiental.
Mudança no comportamento de consumo pós COVID-19:
No contexto atual, a pandemia COVID-19, provocou que os consumidores em geral, se concentrassem precisamente nas suas compras domésticas e nos produtos que são dirigidos diretamente à higiene e segurança. A pandemia impulsionou o aumento das compras online, obrigando as marcas destes produtos a aprimorar a sua presença no digital.
Posteriormente, a preocupação da higiene continuará a ser um dos fatores mais importantes no comportamento da compra. Pressupõe-se que haja um aumento na procura por produtos antibacterianos para roupas, com mais consumidores optando por informações detalhadas sobre os produtos e compras online.
Esta pandemia teve um impacto global significativo no comportamento de compra, tendo uma concentração, por parte dos consumidores, maior nas compras domésticas, especialmente em produtos relacionados à higiene e segurança.
No futuro, a higiene continuará a ser um dos fatores mais preocupantes e determinantes nas decisões de compra em várias partes do mundo. Prevê-se um aumento na procura por produtos antibacterianos e antivírus para roupas e ambientes, com os consumidores, cada vez mais, exigentes quanto às informações detalhadas sobre os produtos e preferindo realizar as compras online, entre vários fatores, a comodidade.
Preocupação com a saúde e bem-estar:
Os consumidores portugueses encontram-se, cada vez mais, preocupados com os efeitos dos produtos de limpeza na saúde, especialmente em relação a alergias e problemas de pele. A preferência por detergentes hipoalergênicos, livres de fragrâncias não naturais e sem corantes, tem aumentado, na medida em que, a população foca-se na procura de produtos mais seguros e suaves para a pele, principalmente para crianças.
A tendência de escolha de produtos que não prejudicam na saúde, deverá continuar a crescer, com uma maior procura por detergentes orgânicos, especialmente em creches com crianças pequenas ou pessoas com pele sensível.
Globalmente, os consumidores priorizam a saúde e a limpeza e preocupam-se com os efeitos dos produtos de limpeza nestes fatores, especialmente em relação a alergias e problemas de pele. Esta tendência tem motivado a elevada investigação por detergentes hipoalergênicos, igualmente ao nosso país, livres de fragrâncias artificiais e corantes.
Os produtos mais seguros e naturais estão em ascensão em vários mercados, a nível global, o que mostra o cuidado de saúde e bem-estar da população e a sua adaptação, além da consciência sobre os ingredientes utilizados. É esperado que continue a crescer, com detergentes orgânicos e formulações naturais, adquirindo cada vez mais popularidade, principalmente em creches, lares e entre consumidores com pele sensível.