Número e perfil sócio demográfico dos utilizadores por frequência de utilização de detergentes de lavar roupa com base nos dados referentes aos anos 2023

Fonte - TGI
Gráfico 10 (o gráfico apresenta valores em %) - Frequência de utilização uma vez por dia ou mais
No gráfico relacionado com o sexo, observa-se que 51,7% dos homens utilizam o serviço diariamente, em comparação com 48,3% das mulheres. Em relação à idade, a maior parte da utilização concentra-se entre as faixas etárias de 15 a 54 anos, com valores variando entre 21,0% e 23,6%. A partir dos 55 anos, há um declínio acentuado, com apenas 9,9% dos indivíduos entre 55 e 64 anos e 1,4% entre 65 e 74 anos. Em termos de região, a utilização é mais elevada no Interior Norte com 30.0%, seguido pela Grande Lisboa. O Grande Porto e o Sul apresentam os menores valores percentuais. Classe social, observa-se que a classe C2\D apresenta a maior frequência de utilização diária, com 47,7%, seguida pela classe C1 com 37,6%. A classe A\B tem um uso consideravelmente menor, com 14,7%. No que diz respeito às gerações, a Geração X lidera com 38,9% de utilização diária, seguida pela Geração Y com 34,5%. A Geração Z apresenta uma taxa de 23,2%, enquanto os Baby Boomers têm a menor frequência, com apenas 3,4% utilizando o serviço diariamente.

Fonte - TGI
Gráfico 11 (o gráfico apresenta valores em %) - Frequência de utilização 2 - 3 vezes por semana
No gráfico relacionado ao sexo, observa-se que 73,5% dos utilizadores são mulheres, em comparação com 26,5% dos homens. Em termos de idade, os indivíduos entre 45 e 54 anos, a maior parte de utilização concentra-se em 26,1%, seguidos pelas faixas de 55 a 64 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos, com valores variando entre os 19,9% e 19,7%. Os jovens entre 15 e 24 anos, com apenas 3,2%, e 25 a 34 anos, 11,4% têm a menor frequência de uso. Em termos de região, a utilização é mais elevada no Interior Norte, com 26,4%, e a Grande Lisboa, com 23,0%, e o Sul como o menor valor percentual, com 8,8%. Em relação à classe social, observa-se que os indivíduos das classes C2/D destacam-se como os utilizadores mais frequentes, com 54,3%, seguidos pela classe C1 e, com menor frequência, a classe A/B. Nas gerações, a Geração X lidera, com 49,0%, utilizando o serviço com maior frequência, seguida pela Geração Y, com 23,8%. A Geração Z apresenta uma taxa de 5,9%, apresentando frequências significativamente baixas, enquanto os Baby Boomers têm uma taxa de 21,3%.