Número e perfil sócio demográfico dos utilizadores nos últimos 12 meses de detergentes para lavar roupa com base nos dados referente ao ano de 2023

Fonte - TGI

Gráficos 5, 6, 7, 8, 9 (os gráficos apresentam valores em %) - Sexo, Idade, Região, Classe Social e Gerações

O gráfico 5 mostra o sexo dos utilizadores de detergentes para lavar roupa nos últimos 12 meses. Através da sua análise é possível verificar que, neste período, 70,6% dos utilizadores foram do sexo feminino e 29,4% do sexo masculino.

O gráfico 6 representa a idade dos utilizadores de detergentes para lavar roupa nos últimos 12 meses. Ao analisar, constata-se que a faixa etária dos 15 aos 24 anos representa 5,3% dos utilizadores, enquanto a faixa dos 25 aos 34 anos representa 12,4% dos consumidores deste tipo de produtos. A utilização continua a subir, sendo que 19,8% dos utilizadores têm entre 35 e 44 anos, até atingir o seu pico na faixa dos 45 aos 54 anos com o valor de 22,9% dos utilizadores. Nas duas seguintes e últimas faixas, a utilização sofre um leve decréscimo sendo de 20,5% na faixa etária dos 55 aos 64 anos e de 19% dos 65 aos 74 anos.

No gráfico 7, é possível verificar que as regiões onde existe maior frequência de utiização são as da Grande Lisboa e do Litoral Centro, com 25,3% e 24,5% dos utilizadores a nível nacional. De seguida, com 15,1%, aparece a região do Litoral Centro e, com uma representação de 14.6%, a região do Litoral Norte. Como as duas regiões com menos percentagem de consumidores, empatadas com 10,3%, estão o Grande Porto e o Sul.

O gráfico 8,reflete a percentagem de uso de detergentes para a roupa por 3 diferentes classes sociais. A classe social onde essa percentagem é maior é a classe C2/D, com 54%. As outras duas classes são a C1 e A/B com 25,9% e 20,1% respetivamente.

Ao analisar o gráfico 9 é possível reter que a geração X é, de todas, a que mais utiliza este tipo de detergentes, representando 46,4% dos consumidores. A geração Y aparece em segundo lugar com 24,2%, seguida da geração dos baby boomers com 21,8%. Assim sendo, a geração que menos utiliza detergentes para lavar a roupa, com 7,6%, é a geração Z.

Fundamentos de Marketing 
Análise do Mercado 24.25
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora